Cabelos sempre saudáveis! Veja como montar um cronograma capilar

Cabelos sempre saudáveis! Veja como montar um cronograma capilar

Você já ouviu falar sobre aquele mito de que o cabelo “se acostumou com o produto” e não dá mais o mesmo efeito de antes? A gente tem essa impressão porque ele cumpriu a sua função e as necessidades do fio foram atendidas. Ou seja, resultado que aquele produto proporciona continua o mesmo, mas o seu cabelo também precisa de outros nutrientes. Essa é a lógica por trás do cronograma capilar.

O uso de químicas, secador, chapinha, Sol, piscina, poluição, clima e fatores internos como mudanças hormonais e envelhecimento, são algumas das agressões que os fios sofrem diariamente. Por isso, seja qual for o seu tipo de cabelo, é possível recuperar a saúde capilar por meio de uma rotina de tratamentos.

Se você quer saber mais sobre esse assunto, como montar um cronograma capilar e escolher os produtos certos, continue lendo esse artigo!

O que é cronograma capilar?

O cronograma capilar é uma agenda de tratamentos dividida em 3 etapas: hidratação, nutrição e reconstrução. Cada uma delas repõe ativos essenciais para um cabelo bonito e saudável. De acordo com as suas necessidades, os 3 tratamentos são intercalados durante 4 semanas (duração de um ciclo completo). Cada etapa deve ser feita separadamente e com um intervalo de, no mínimo, 48 horas entre elas.

Hidratação

A hidratação é essencial para todos os tipos de cabelo, mesmo quando o foco do seu cronograma for nutrição ou reconstrução. Ela é importante porque a sua função é repor a água e outros nutrientes que perdemos diariamente. Dessa forma, ela recupera o ressecamento e a falta de brilho das madeixas. Entre todas as etapas, a hidratação é a mais usada durante o cronograma por não sobrecarregar os fios.

Nutrição

A nutrição tem a função de repor os lipídios dos fios, que é produzido nas glândulas sebáceas do couro cabeludo e percorrem por todo o comprimento do fio formando uma camada protetora. A nutrição é a melhor amiga de quem tem cabelo cacheado ou crespo com tendência ao ressecamento, pois a curvatura dos fios dificulta que a oleosidade natural chegue até as pontas.

Cabelos com frizz, rigidez e porosidade também precisam mais de nutrição para que eles fiquem mais hidratados, alinhados e macios.

Reconstrução

A reconstrução recupera os fios fracos, ralos, quebradiços, porosos e com pontas duplas, principalmente, os que passaram por muitos processos químicos. Ela restaura a fibra capilar por meio da reposição de proteína, queratina e cisteína, deixando o cabelo mais forte.

Mas não exagere! Excesso de reconstrução pode deixar os fios rígidos, provocando até mesmo a queda. Por isso, mesmo que o seu cabelo esteja muito frágil, é recomendado aguardar 15 a 30 dias entre uma reconstrução e outra.

Para quem ele é indicado?

O cronograma capilar pode ser usado por todos os tipos de fio, pois ele é personalizado para as suas necessidades. Um cabelo que está muito danificado vai ter uma rotina de tratamentos diferente de um cabelo saudável, por exemplo.

Se você tinge o cabelo com frequência ou está pensando em mudar a cor dos fios, o cronograma capilar vai deixar o seu cabelo mais forte e sedoso antes e depois do procedimento químico.

Como montar um cronograma capilar?

A quantidade e a ordem das etapas depende da situação atual do seu fio e qual tratamento será priorizado naquele cronograma. Por exemplo, um cabelo muito frágil precisa de mais reconstruções durante o mês do que um cabelo saudável. Com o passar do tempo, esse fio vai ficar mais forte, então o cronograma dele vai mudar para se adequar às novas necessidades.

Vamos mostrar 3 tipos de cronogramas capilares, são eles:

Para cabelos saudáveis

Esse cronograma é ideal para fios que não passaram por processos de coloração ou outras químicas.

Semana 1: hidratação / hidratação / nutrição

Semana 2: hidratação / nutrição / hidratação

Semana 3: hidratação / hidratação / nutrição

Semana 4: hidratação / nutrição / reconstrução

Para cabelos pouco danificados

Semana 1: hidratação / nutrição / hidratação

Semana 2: hidratação / hidratação / nutrição

Semana 3: hidratação / nutrição / hidratação

Semana 4: hidratação / nutrição / reconstrução

Para cabelos muito danificados

Esse é o cronograma ideal para fios que apresentam ressecamento, pontas duplas e opacidade.

Semana 1: hidratação / nutrição / reconstrução

Semana 2: nutrição / hidratação / nutrição

Semana 3: hidratação / nutrição / reconstrução

Semana 4: hidratação / hidratação / nutrição

Para facilitar a rotina e não pular as etapas dos tratamentos, você pode anotar o seu cronograma em uma agenda ou aproveitar as vantagens de um aplicativo para fazer esse controle. Com o app Meu Cronograma Capilar (disponível para Android e iOS) é possível fazer um teste para criar um cronograma capilar personalizado para a realidade do seu cabelo e fazer o gerenciamento das etapas ao longo do mês.

Como escolher os produtos para cronograma capilar?

Existem kits completos de cronograma capilar no mercado com máscaras de tratamento para cada etapa, porém, não tem nenhum problema montar o seu com marcas diferentes.

Muitas delas já indicam no rótulo se a máscara de tratamento é hidratante, nutritiva ou reconstrutora. Porém, se essa informação não estiver disponível, vamos mostrar uma lista com os ativos mais conhecidos de cada etapa.

Principais ativos para hidratação

  • glicerina;
  • D-pantenol;
  • aloe vera (babosa);
  • aminoácidos essenciais;
  • base de frutas e;
  • vitaminas.

Principais ativos para nutrição

  • óleos em geral (de coco, argan, abacate, semente de uva, girassol, entre outros);
  • manteigas em geral (karité, cacau, cupuaçu, etc);
  • azeite de oliva e;
  • proteína do ovo.

Principais ativos para reconstrução

  • queratina;
  • colágeno;
  • creatina;
  • arginina;
  • aminoácidos;
  • proteínas hidrolisadas e;
  • cisteína.

Os resultados do cronograma capilar aparecem, em geral, depois de um ciclo completo que dura 4 semanas. Para que os efeitos continuem ao longo prazo, é importante que ele continue sendo feito de maneira contínua.

Um cabelo macio, forte e saudável recebe melhor a coloração, além de deixar o ruivo mais bonito, não é? O cronograma capilar é uma rotina de tratamentos completa para todas as necessidades dos fios. No site da Segredo da Cor você encontra os melhores produtos para montar o seu cronograma ideal. Confira!

Você pode gostar

2 Comments

  • Bélit Araújo 18 de junho de 2019 13:38

    Arrasouuuuuu <3<3<3 Amei o post e mais o blog <3 Já irei fazer o que post diz 🙂

  • Make Total 2 de julho de 2019 22:02

    Amiga excelente artigo, to cuidando de mim também, adorei as dicas, grata por compartilhar.

DEIXE UM COMENTÁRIO