Manual do cabelo ruivo: veja TUDO o que você precisa saber

Manual do cabelo ruivo: veja TUDO o que você precisa saber

Um teste rápido: você tem um painel no Pinterest cheio de inspirações de cabelo ruivo? Acha os cabelos da Marina Ruy Barbosa, Emma Stone e da Júlia Petit lindos e fica se perguntando qual tom combinaria mais com a sua pele?

Se você respondeu “sim” para uma dessas perguntas, acredito que a sua vontade de entrar para o time das ruivas seja grande!

Mas sabemos que essa decisão não é fácil. Junto com o preto, o ruivo é uma das cores mais difíceis de retirar dos fios, caso você se arrependa. Por isso, antes de agir por impulso, continue lendo esse texto.

Reunimos as maiores dúvidas sobre o cabelo ruivo para você saber como fazer essa transformação e como cuidar dos fios após a coloração. Confira!

Como pintar o cabelo de ruivo?

Uma das maiores preocupações quando falamos sobre tinturas permanentes é o processo de descolorir os fios. Mas ele pode não ser necessário, dependendo da cor do seu cabelo. Por exemplo, se ele for claro (tons 7, 8), não é necessário descolorir, basta aplicar a tintura.

Já se a sua cor natural for mais escura do que o tom desejado, é preciso fazer esse processo. O fio precisa ficar um pouco mais claro (do tom 7 e 8 pra cima), com a ajuda da água oxigenada e do descolorante, para que a tintura seja aplicada por cima.

Antes de iniciar o processo, faça sempre o teste de mecha e de alergia, mesmo que você já tenha usado a coloração anteriormente. O primeiro mostra o resultado da tintura nos fios e o segundo, possíveis reações alérgicas.

O processo para conseguir o tom de ruivo que você deseja pode ser longo, sendo necessário tingir os fios mais de uma vez. Por ser um processo químico, ele deve ser feito com responsabilidade para não danificar o cabelo. Por isso, se você não se sentir segura para fazer isso em casa, o mais indicado é procurar um profissional.

O processo de mudança para o cabelo ruivo depende da cor atual do seu fio, que podem ser:

Do cabelo louro para o ruivo

Por serem claros, os fios louros são fáceis de tingir e alcançar o tom que você está buscando. Especialmente se ele for virgem, que pegam a cor com mais facilidade. Caso ele esteja descolorido, a tintura pode sair com mais facilidade. Assim, faz-se necessário uma pré-pigmentação dos fios.

Do cabelo pintado de castanho para o ruivo

Se o seu cabelo é tingido com uma cor mais escura do que o tom desejado, é necessário retirar a tinta primeiro usando o DekapColor. Pode ser necessário também descolorir os fios para que ele fique na cor base correta antes de aplicar a tintura escolhida.

Do cabelo natural ou pintado de preto para o ruivo

Essa é o caminho mais complicado para ser ruiva, mas não é impossível. Clareie os fios devagar e abuse das hidratações e reconstruções para não danificar os fios. Pode ser necessário usar o DekapColor e o descolorante mais de uma vez para alcançar a cor base necessária antes de usar a tintura permanente.

Qual é a frequência ideal para retocar o cabelo ruivo?

O cabelo ruivo precisa de cuidados frequentes para manter o brilho e a cor uniforme. Seja em casa ou no salão de beleza, separe tempo — e dinheiro — para retocar a raiz. O tempo entre as colorações depende do crescimento do seu fio e, em geral, o retoque é necessário a cada 20 ou 30 dias.

Fazer uma raiz esfumada para criar um efeito degradê é uma opção muito usada para aumentar o período entre as manutenções. Essa técnica pode ser feita se o seu tom de ruivo for próximo da cor natural do cabelo.

E atenção! O retoque da tintura deve ser feito apenas na raiz, onde houve um crescimento no seu tom original. Pintar o cabelo todo frequentemente pode ocasionar um acúmulo de tinta e enfraquecer os fios. Utilize a tintura em toda a extensão apenas em casos de troca de tom e nuance.

Quais são as vantagens de usar um tonalizante?

O tonalizante é diferente da tintura permanente por não ter amônia em sua composição e não penetrar no interior do fio. Por isso, ela dura apenas algumas lavagens. Como a tintura é um processo que pode danificar os fios, o tonalizante é uma alternativa muito usada para dar brilho e “acender” o cabelo ruivo entre as colorações. Esse processo é fácil e seguro para ser feito em casa e diminuir as idas ao salão de beleza.

Existem diversas opções de tonalizantes disponíveis no mercado para todos os tons de cabelo ruivo. Como não clareiam o fio, o mais indicado é escolher um tonalizante que seja próximo do tom do seu cabelo. Eles podem ser aplicados diretamente nos fios ou diluídos em uma máscara branca para dar um efeito de banho de brilho. Vale a pena conferir a nossa lista com os tonalizantes mais famosos para as ruivas.

Como manter a cor por mais tempo?

O cabelo ruivo desbota mais rápido do que as outras cores. Isso acontece porque é mais difícil para o pigmento vermelho fixar nos fios. Cuidar da saúde do cabelo é uma das melhores formas para manter a cor por mais tempo, por isso, abuse da hidratação semanalmente para selar as cutículas capilares.

Se você é fã de ir à praia ou à piscina, proteja o cabelo ruivo do sol, da água salgada e do cloro para que ele não fique com um tom indesejado de marrom. Use chapéus e lenços para formar uma barreira física contra os raios UV e aplique um creme sem enxágue que contenha proteção solar em sua fórmula.

Na hora do banho, evite água muito quente e sempre aplique um protetor térmico ao usar chapinha ou secador para não agredir os fios.

Como cuidar do cabelo ruivo e mantê-lo saudável?

Um cabelo ruivo bonito precisa de uma rotina de cuidados. Use produtos que sejam próprios para cabelos coloridos e que tenham ativos para a proteção e manutenção da cor. Eles vão formar uma barreira para selar o fio e evitar a saída do pigmento, diminuindo o desbotamento.

Tratar os fios semanalmente também é uma maneira de mantê-los saudáveis, brilhantes e macios. Para repor todos os nutrientes que o cabelo ruivo precisa é indicado fazer um cronograma capilar. Ele é uma sequência de tratamentos voltados para a hidratação, nutrição e reconstrução dos fios.

Além de seguir essas dicas, a qualidade dos produtos também faz muita diferença no resultado final do seu cabelo. A Segredo da Cor reuniu os melhores produtos para os cabelos ruivos em um só lugar. Agora não tem mais desculpa para não entrar nesse time, não é? Acesse o site e confira!

Você pode gostar

DEIXE UM COMENTÁRIO