Entenda o que é decapagem capilar e para o que serve

Entenda o que é decapagem capilar e para o que serve

Quando pensamos em fazer uma mudança de visual, uma das primeiras alternativas a que recorremos é mudar a cor do cabelo. A coloração de fato oferece uma mudança fácil de ser notada e, por isso, exerce influência na nossa autoestima. As mulheres de cabelo escuro e coloridos podem recorrer a uma técnica que recebe o nome de decapagem capilar.

Mudar a cor dos cabelos envolve mais do que simplesmente escolher a cor que queremos para pintar os fios. Mulheres que tem cabelos escuros devem recorrer a uma técnica para retirar os pigmentos de cor a fim de fazer com que a nova coloração possa aparecer em seus cabelos.

As técnicas de retirar os pigmentos também podem ser utilizadas por pessoas que já tem o cabelo colorido e desejam mudar de cor. É importante lembrar sempre que tinta não modifica a cor de outra tinta. Isso significa dizer que se você tem uma coloração no seu cabelo, ele não irá mudar para a nova cor somente ao colocar a tintura nos fios. Primeiramente é necessário retirar a cor anterior.

O que é decapagem?

A decapagem é um processo no qual são removidos os pigmentos escuros do cabelo. Nessa técnica de limpeza do fio, retiram-se os pigmentos coloridos para que uma nova cor possa ser colocada.

Mas atenção! Essa técnica, embora semelhante com a descoloração, tem foco maior na retirada da coloração artificial. Isso significa dizer que ela não irá deixar o cabelo branco, como a descoloração faz.

Por ser um processo mais suave, seu foco é retirar o excesso de pigmentos das tinturas localizados na fibra capilar, preparando-a para receber uma nova coloração.

Dessa forma, é possível evitar que a nova tintura deixe manchas ou não fique na tonalidade desejada.

Como é feita e para quem é indicada?

A decapagem é indicada especialmente para mulheres de cabelos pretos ou vermelhos. Mulheres que desejam passar de tonalidades mais frias para mais quentes também podem recorrer a essa técnica.

Ela é feita com um produto especial chamado decapante, que pode ser aplicado misturado com água quente, quando a limpeza de cor é mais leve, ou com oxidante, caso o clareamento deva ser mais intenso.

Todo mundo pode fazer?

É preciso entender que a decapagem é um processo químico e, portanto, será agressivo para os fios. Por isso, recomenda-se que a técnica seja feita com o auxílio de um profissional, que será capaz de avaliar o estado da sua fibra capilar para decidir se ela está apta para receber a química.

Não é recomendado que pessoas que fazem alisamento ou relaxamento recorram à decapagem, uma vez que os fios que passam por esse tipo de química tendem a ficar mais fragilizados.

Mulheres com cabelos claros também não têm necessidade de fazer a decapagem, uma vez que há menos pigmentos a serem retirados nos fios com tons mais claros.

O profissional também deverá fazer um teste de mecha a fim de determinar se o fio está forte o suficiente para receber o processo de decapagem. É importante não ignorar esse teste antes da realização da técnica, uma vez que aplicá-la em cabelos muito fracos poderá levar à queda acentuada.

Como cuidar do cabelo com decapagem?

Alguns cuidados são recomendados tanto antes quanto depois do processo de decapagem, visando manter a saúde do cabelo.

Esse procedimento irá abrir as escamas dos fios a fim de retirar os pigmentos e, dessa forma, também fará com que a fibra capilar perca muitas proteínas e água, fazendo com que o cabelo se torne mais frágil. ressecado.

Por isso, é importante que as mulheres que desejam passar pelo processo de decapagem recorram a tratamentos que tenham como objetivo hidratar e reconstruir o cabelo.

Analise seu cabelo antes e depois da realização do processo a fim de determinar se ele está quebradiço, opaco ou sem elasticidade. Cada problema capilar exige um cuidado específico. Em alguns casos recomenda-se a hidratação, a fim de repor a água perdida.

Em outros casos, é importante a realização da reconstrução capilar, que irá repor a queratina perdida, tornando a fibra capilar mais forte e resistente. Se você sentir que seus cabelos estão muito danificados, a melhor forma de tratá-los é recorrendo ao cronograma capilar.

Essa rotina de cuidados busca hidratar, nutrir e reconstruir a fibra capilar, fornecendo a água, proteína e nutrientes necessários para sua força e vitalidade.

A decapagem é um processo delicado de retirada dos pigmentos, o que requer todos esses cuidados indicados. Quando feita da forma certa, ela pode ser uma grande aliada na mudança de cor do cabelo. Entretanto, por tratar-se de um procedimento químico, não deve ser realizada em todos os tipos de cabelos.

Por isso, aconselhamos o acompanhamento de um profissional qualificado que conseguirá saber exatamente a saúde do seu fio e se será possível realizar o procedimento.

Quer ler mais artigos como esse e estar sempre antenada? Assine nossa newsletter e receba os melhores conteúdos sobre cabelos!

Você pode gostar

DEIXE UM COMENTÁRIO