Passo a passo de como pintar o cabelo em casa

Passo a passo de como pintar o cabelo em casa

Mudar a cor do cabelo é um dos primeiros recursos para quem está cansada do visual e deseja inovar. No entanto, nem todo mundo deseja gastar dinheiro no salão. Por isso, é natural que as mulheres queiram saber como pintar o cabelo em casa.

Independente das motivações, sejam elas de economia ou de falta de tempo, é notável, pela quantidade de tinturas existentes no mercado e pelas instruções que as acompanham, que cada vez mais pessoas tem optado por realizar o processo de coloração em casa.

A facilidade de transformação de uma coloração é evidente e contribui para aumentar a nossa autoestima. Mas para entender como pintar o cabelo em casa sem danificar o fio, deve-se saber quais cuidados devem ser tomados antes, durante e após o processo.

Isso porque a coloração é, por si só, uma técnica que torna o cabelo mais fraco e propenso à porosidade. Ao tomarmos cuidados específicos que visam proteger o fio, podemos manter a cor e vitalidade por mais tempo.

Cuidados antes de mudar a cor do cabelo

Emboras saibamos da importância de manter certos cuidados com o cabelo após a realização do procedimento de coloração, é comum que os cuidados pré-tintura sejam negligenciados.

Antes de saber como pintar o cabelo em casa, você precisa entender como prepará-lo para receber a tintura, o que garantirá mais saúde e, dessa forma, uma maior absorção e resultado mais eficiente.

Isso porque quando nossa fibra capilar está muito danificada, a cada vez que lavarmos o cabelo, a água se encarregará de retirar um pouco do pigmento.

Fibras capilares danificadas encontram-se mais abertas, facilitando o processo de varredura da cor. Por isso, antes de entender como pintar o cabelo em casa, saiba que a melhor forma de cuidar da fibra antes da tintura é por meio da hidratação.

Considere, também, fazer outros tratamentos especiais, de acordo com as necessidades da sua fibra capilar. Para isso, analise seu fio de modo a tentar entender se o problema maior é falta de nutrição ou hidratação.

Como pintar o cabelo em casa?

Se você deseja saber como pintar o cabelo em casa, saiba que o procedimento é parecido com aquele do salão.

Primeiro deve-se fazer o teste de sensibilidade, também conhecido como teste da mecha. Ele será responsável por indicar possíveis alergias ou irritações.

Para isso, aplique uma pequena quantidade do produto atrás da orelha ou na nuca e aguarde o período de 48 horas para verificar possíveis coceiras ou vermelhidões.

Esse passo, que muitas vezes é ignorado, é importante para a própria saúde do cabelo. Se uma alergia pode ser indesejada quando se manifesta no braço ou em um pedaço específico da nuca, imagina se ela aparecer em todo o couro cabeludo?

Lembre-se de verificar de quantas caixas de tinturas você precisará. Nada pior do que estar no meio do procedimento e, de repente, perceber que não tem produto suficiente para pintar todo o cabelo.

Recomenda-se pintar o cabelo após 24 horas sem lavá-los pois, dessa forma, pode-se contar com a oleosidade natural dos fios para protegê-los contra a química agressiva.

Para pintar o cabelo em casa, você precisará de um pote plástico no qual será realizada a mistura, de uma camiseta velha para proteger a roupa, de um creme para proteger o rosto, pincel para tintura e luvas para proteger as suas mãos.

Após abrir a caixa e retirar o produto para coloração, coloque-o em um pote de plástico e realize as misturas indicadas na caixa, de acordo com a oxigenada indicada para o seu cabelo e o tom pretendido.

O próximo passo, já partindo para o procedimento de tintura é proteger a pele para evitar possíveis manchas. Pode-se fazer isso aplicando um creme ou gel de cabelo ao redor do contorno do rosto.

Então, prossiga para a aplicação. Para facilitar, divida o cabelo em mechas menores. Aplique a tinta no comprimento e nas pontas, preferencialmente com o auxílio de um pincel.

Espalhe bem para que a cor fique uniforme em cada mecha. Só então aplique o produto restante na raiz. Lembre-se de utilizar luvas para não manchar as mãos.

Com o auxílio das mãos, massageie com cuidado o cabelo e o couro cabeludo para ativar a circulação na área, o que fará com que o produto penetre melhor.

Então, deixe o produto agir pelo tempo indicado na caixa. É importante seguir sempre as instruções dadas na caixa, que foram pensadas e desenvolvidas de acordo com os testes realizados com cada produtor.

Desse modo, para entender como pintar o cabelo em casa com eficiência, leia as instruções dadas na caixa e respeite-as.

Então, após seguir o tempo indicado, é chegada a hora de lavar os cabelos. Lembre-se de não utilizar água quente para realizar tal procedimento, pois isso, além de ressecar o fio, fará com que a cor desbote muito mais rapidamente.

Cuidados depois de mudar a cor do cabelo

Agora que você está com seus cabelos novos, na cor desejada e com o brilho e vivacidade que tanto sonha, está na hora de tomar os cuidados que garantirão esse resultado por mais tempo.

Para saber como pintar o cabelo, é preciso entender também que os cuidados pós-coloração são essenciais para a manutenção do resultado. Foque em tratamentos específicos para a sua nova cor de cabelo e, dessa forma, você garantirá que ela permaneça por mais tempo.

É interessante adquirir linhas de produtos que sejam específicas para cabelos coloridos. Esses produtos contém elementos que fortalecerão o cabelo sensibilizado e amenizarão o efeito de agentes externos que podem retirar os pigmentos de cor.

Além disso, lembre-se de investir na hidratação, o que irá repor a água perdida, na nutrição, o que devolverá o brilho, e na reconstrução capilar, que irá repor a queratina componente da massa capilar.

Na hora de lavar o cabelo, aplique o shampoo apenas no couro cabeludo e o condicionador apenas no comprimento. Nunca faça o contrário.

Quem mudou o cabelo para cores mais claras que a natural deve esperar ao menos 15 dias para realizar o retoque.

Saber como pintar o cabelo em casa é importante para quem deseja mudar a cor dos fios mas não tem tempo ou não quer investir em uma coloração de salão. Para além do processo, os cuidados pré e pós-tintura são essenciais para manter a cor por mais tempo.

Assine nossa newsletter e receba mais dicas como essas no seu e-mail!

DEIXE UM COMENTÁRIO